SAIBA QUAIS OS ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Antes de começar este texto, queremos deixar claro que não existe nenhum problema em envelhecer. É apenas mais um ciclo natural da vida que merece ser aproveitado com alegria e sabedoria. Da mesma forma, também entendemos que não existe nenhum problema em combater o envelhecimento precoce dando uma ajudinha ao nosso corpo e à nossa pele para que esse processo seja mais suave, saudável e gentil. Concorda?

Nesse sentido, os alimentos têm um papel crucial, já que essencialmente fazem parte da nossa rotina diária e podem atuar como melhores amigos ou vilões da nossa saúde.

Precisamos ser cuidadosos com o que comemos, já que em algum momento a qualidade dos nossos hábitos alimentares vai refletir na saúde e também no processo de envelhecimento do organismo.

Enquanto as proteínas, antioxidantes e agentes anti-inflamatórios são importantes na defesa contra os radicais livres, alguns tipo de alimentos vão na contra-mão e aumentam a inflamação e o estresse oxidativo das células, gerando flacidez e envelhecimento precoce.

Fizemos uma listinha de alguns alimentos que devem ser evitados. Fique atento. Com certeza eles estão por toda parte e costumam ser deliciosamente tentadores…

Use o bom senso e evite:

Açúcar

alimentos-que-contribuem-para-o-envelhecimento-precoce-acucar-60-mais.jpg

O excesso de açúcar é prejudicial ao colágeno e também está envolvido em processos inflamatórios. Procure educar o paladar para consumir menos doces. Experimente trocar por mel, açúcar de coco, mascavo, estévia, mas, claro, consuma com moderação porque o excesso dos mesmos também não é saudável. Em vez de doces, bolos e biscoitos, opte por frutas frescas e secas.

Pão branco

alimentos-que-contribuem-para-o-envelhecimento-precoce-pao-branco-60-mais

As farinhas, em especial as refinadas, são açúcares e se comportam no organismo como tal. Aposte nas versões integrais, com grãos que são fontes de fibras, e os de fermentação natural. Claro, sempre em quantidade controlada.

Carne Queimada

alimentos-que-contribuem-para-o-envelhecimento-precoce-carne-queimada-60-mais

A casquinha preta que fica sobre a carne contém hidrocarbonetos pró-inflamatórios, o que pode representar um problema, já que a inflamação quebra o colágeno da pele. Vale lembrar que o consumo de qualquer comida queimada pode fazer mal para a saúde por causa da acrilamida, uma substância química que aumenta o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, especialmente nos rins, no endométrio e nos ovários.

Alimentos muito salgados

alimentos-que-contribuem-para-o-envelhecimento-precoce-excesso-de-sal-60-mais.jpg

Mesmo que você cozinhe com pouco sal, isso não garante que sua ingestão seja baixa. Existem muitos alimentos enlatados que são preservados com o sódio, fazendo com que você retenha água e tenha uma aparência inchada.

Alimentos processados

alimentos-que-contribuem-para-o-envelhecimento-precoce-alimentos-processados-embutidos-60-mais.jpg

Fuja da linguiça, salsicha, bacon e outros alimentos ultraprocessados. A maioria deles contém sulfitos e outros conservantes, que podem desencadear a inflamação na pele e acelerar a aparência de envelhecimento. Também costumam ser alimentos ricos em sal e sódio, provocando inchaços.

Cafeína

slider_cafe_01.jpg

A cafeína funciona como qualquer diurético e pode desidratar a pele, tornando-a envelhecida.

Sucos industrializados, refrigerantes e álcool

alimentos-que-contribuem-para-o-envelhecimento-precoce-bebida-alcoolica-suco-industrializado-refrigerante-60-mais

Em geral, os sucos de caixinha trazem açúcar, sódio e conservantes, uma combinação perigosa para acentuar os danos à pele. Em relação aos refrigerantes, um artigo publicado recentemente no periódico JAMA (Journal of the American Medical Association) mostrou que o consumo de bebidas adoçadas com açúcar ou adoçantes artificiais pode estar associado às causas de envelhecimento acelerado. Já o álcool traz diversos danos para a pele, como vermelhidão, inchaço, perda de colágeno e rugas, porque esgota a hidratação e os nutrientes, principalmente a vitamina A, que é importante para a produção de células cutâneas e de colágeno. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser em pequena quantidade e por pessoas capazes de metabolizar o álcool. Ou seja, as virtudes do vinho tinto não são para todos!! O ideal mesmo é matar a sede com água e comer as frutas em vez de beber suco, para se beneficiar das fibras.

Outro ponto importante: o preparo dos alimentos

A forma de preparar os alimentos também faz diferença quando o assunto é cuidados com a pele. O ideal é, sempre que possível, cozinhar os alimentos no vapor, principalmente os legumes, em temperatura de até 100°C. Isso preserva muitos nutrientes e contribui para a prevenção do envelhecimento.

Além de evitar o envelhecimento precoce, a alimentação saudável também ajuda a preservar a saúde em geral, já que o consumo exagerado de frituras, açúcar e alimentos ultra processados aumenta fortemente o risco de doenças como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

Então, bora comer direito? Bons motivos não faltam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s