Qual a importância da autoestima na terceira idade e como posso melhorá-la?

Autoestima

A autoestima na terceira idade tende a decair devido a diversos fatores. Dentre eles os principais são as limitações, que aumentam nessa fase da vida, e as mudanças físicas que nosso corpo sofre com o passar dos anos. A autoestima é um valor importante a ser mantido, ela relaciona-se a satisfação do indivíduo consigo mesmo. Tanto para beleza, bem-estar e saúde, a autoestima na terceira idade só traz coisas positivas.

Uma pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina foi feita com um grupo de idosos com o objetivo de verificar a autoestima e sua relação com os fatores motivacionais de iniciação e também de permanência desses idosos nas aulas de hidroginástica.

Como conclusão, os pesquisadores afirmaram que a maioria dos idosos participantes do programa apresentaram resultados positivos. Dentre esses resultados a elevação da autoestima foi destaque. Isso  indica que a atividade física pode proporcionar benefícios aos idosos, relacionados ao bem-estar e a sociabilização.

A autoestima elevada foi o que os motivou a continuar a praticar o exercício e a se relacionar com outros. Os pesquisadores acreditam que uma elevada autoestima na terceira idade esteja associada à percepção deles com os benefícios do exercício para a saúde física e mental, na sociabilização e na sensação de bem-estar.

Assim, entende-se que a importância da autoestima é fundamental para a motivação e satisfação pessoal. Na terceira idade é especialmente importante já que nessa fase da vida certas limitações tendem a nos deixar mais sedentários. Construir uma boa autoestima na terceira idade significa motivar-se a continuar ser feliz e realizado.

Como melhorar a autoestima?

Melhorar e manter a autoestima é uma tarefa necessária. Melhorá-la não significa achar que somos a pessoa mais linda do universo, mas entender nossa singularidade. Isso quer dizer compreender que somos únicos e que cada um possui valores e belezas individuais que nos destacam no mundo.

Quanto melhor nossa autoimagem mais chances temos de sermos satisfeitos com nosso eu. Além disso, uma boa autoestima é inimiga da depressão. Um estudo realizado pelo Centro Reichiano analisou idosos da instituição dos quais 90% sofriam de depressão.

O objetivo desse estudo foi analisar atividades que potencialmente pudessem melhorar a autoestima dos participantes e como consequência combater a depressão. Essas atividades envolviam questões como auxiliar o idoso no resgate da sua identidade.

É justamente através do resgate da sua identidade que a melhoria da autoestima na terceira idade pode ser buscada. Essa identidade pode ser resgatada no que diz respeito a aparência, a atividades prazerosas e até a família.

Veja as dicas que reunimos abaixo sobre como podemos resgatar e melhorar a autoestima.

Estimular a vaidade

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A vaidade muitas vezes é mal interpretada com a expressão “se achar”. Mas não há nada de errado em “se achar” já que isso não tem nada a ver com arrogância. Ter vaidade e sentir-se bem com sua aparência e procurar formas de mantê-la do jeito que te agrade, isso só traz benefícios para o indivíduo.

A vaidade pode ser estimulada de várias formas, dentre elas estão: cuidar mais da aparência, sair para lugares como bares, casas de show, restaurantes e cuidar da higiene pessoal.

Cuidar da aparência é algo que traz bons resultados para os homens e para as mulheres. Fazer um corte de cabelo diferente, hidratar a pele, usar um perfume que você goste, são coisas simples que fazem toda diferença.

Estimular a vaidade não é necessariamente procurar procedimentos estéticos e cirurgias plásticas, mas enfatizar nossas qualidades. Isso significa: pegar o que você gosta em si mesmo e enfatizar esse aspecto. Por exemplo, quem tem o cabelo bonito pode deixá-lo mais solto ou fazer um corte que valorize.

Praticar atividades físicas

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Como mostramos, com o exemplo da hidroginástica, a atividade física traz inúmeros benefícios à saúde a ao bem-estar pessoal. A hidroginástica é recomendada aos idosos mas há diversas outras atividade que podem ser praticadas.

A atividade física libera hormônios que despertam alegria e satisfação. Além disso, há vários esportes que são praticados em grupos como a natação, hidroginástica, pilates e outros. Os grupos são uma das melhores formas de melhorar a sociabilização.

Conhecer pessoas novas, fazer novos grupos de amizade é um grande passo para melhorar a autoestima na terceira idade. Através dos grupos de amizades nos mantemos mais ativos, saímos mais de casa para conhecer lugares novos, pessoas novas.

Praticar atividades físicas pode ser algo resgatado daquilo que você gostava de fazer quando era mais jovem. É claro que, com certas mudanças no corpo somos limitados a certas atividades físicas, mas sempre há algo similar que podemos buscar.

Hidratação

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Você já viu aquele vídeo de uma mulher que mudou sua aparência apenas aumentando a quantidade de água que bebia diariamente. Então, pode parecer bobagem ou um daqueles falsos anúncios como “beba água e mude sua vida”, mas é um fato. A hidratação faz milagres.

Beber mais água melhora a pressão sanguínea, protege o coração, melhora o funcionamento do intestino, aumenta a resistência, limpa o organismo e milhares de outros benefícios.

A Nutricionista Isabel Jereissati, recomenda multiplicar seu peso por 35 ml de água para saber a quantidade ideal para você. Sendo assim, se caso seu peso seja 70 kg, basta multiplicar 70 por 35, o resultado é 2450ml, ou seja,  2 litros é 45 ml por dia.

Como é a terceira idade hoje?

A terceira idade hoje já é muito diferente da de décadas anteriores. Hoje os idosos e os adultos maduros já estão mais conectados, mais ativos e mais independentes.

O IBGE projeta que daqui 35 anos a população idosa representará 22% da população total. Sendo assim, nada melhor que começar a cuidarmos do nosso bem-estar o quanto antes possível para atingirmos o envelhecimento saudável e ativo.

Fica a dica!

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