Dicas para manter a organização na terceira idade

Universo-Jatoba-idoso-morar-sozinho3

Um ambiente limpo e organizado aumenta a qualidade de vida e previne doenças.

Com o aumento da longevidade no país, muitos idosos encaram alguns desafios quando o assunto é manter a casa em ordem.  O avanço da idade deixa o corpo mais frágil e os reflexos já não são mais os mesmos. Tarefas que antes eram apenas consideradas chatas, como esfregar o chão e aspirar a casa, se tornam perigosas ou fisicamente desgastantes. Mas manter a casa limpa e organizada ajuda a aumentar o bem-estar e previne doenças, como alergias, e até mesmo acidentes domésticos.

Por isso Marcia Sena, especialista em qualidade de vida na terceira idade da Senior Concierge, empresa especializada em serviços para a terceira idade, traz algumas dicas de como manter a organização e a limpeza na casa dos idosos. Segundo ela um ambiente convidativo, estimula a vida social – algo fundamental para todos, e uma casa asseada não é apenas importante pela aparência, mas também para a saúde do idoso. “Um chão sujo além de pouco atraente pode representar um risco de tropeço. Já uma geladeira cheia de comida vencida não é apenas um desperdício de dinheiro, mas também representa uma ameaça à saúde, pois esses alimentos podem ser consumidos acidentalmente”, alerta Marcia.

Veja as dicas da especialista para facilitar a organização e a limpeza na terceira idade:

1 – Envolva seu ente querido nas decisões: apesar de eventuais limitações, é importante que o idoso se sinta útil e parte das decisões que são tomadas em sua própria casa. Uma opção é designar a ele algumas tarefas simples como limpar gavetas e reorganizar alguns itens dos armários.

2 – Livre-se do que não é mais útil: a melhor maneira de manter um ambiente limpo e saudável é doar objetos que não são mais usados pelo idoso. Como alguns tem uma grande resistência em se desfazer de certos itens, é interessante separar os objetos que não são usados com frequência e deixá-los em um depósito.

3 – Vá além da limpeza: claro que a limpeza tradicional é importante para afastar os germes e bactérias da residência, no entanto, é importante fazer um check-up na geladeira, nos armários e no freezer para conferir se todos os produtos estão dentro do prazo de validade, evitando intoxicações alimentares.

4 – Não negligencie certos espaços: o melhor método para iniciar uma boa limpeza é começar pela parte superior, limpando teias de aranha do teto e poeiras que se acumulam nas paredes e que aumentam o risco de reações alérgicas causadas por ácaros. As cortinas e as paredes devem ser limpas com água morna e o mobiliário deve ser espanado regularmente para retirada do pó.

5 – Limpe o armário de medicamentos: de tempos em tempos os medicamentos podem ficar contaminados, portanto, é interessante limpar o armário de remédios e checar se os medicamentos estão dentro do prazo da validade. Também é importante auxiliar o ente querido a organizar o fluxo de medicamentos que ele deve tomar diariamente, existem diversas caixinhas com horários e dias da semana para facilitar esse processo.

6 – Preste atenção nos cuidados do dia a dia: certifique-se que a roupa de cama está sempre limpa, substituindo-a semanalmente.

fonte: http://www.gazetadopovo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s