COMO SE MANTER OCUPADO DEPOIS DA APOSENTADORIA?

09

Você já fez tudo na vida: passou os anos todos levantando da cama e se arrumando para trabalhar, cuidou da família e economizou para ter uma aposentadoria longa e reconfortante. Porém, o que faz exatamente para preencher o tão merecido tempo livre? O tédio e a depressão são as reações mais comuns das pessoas que se aposentam, pois pensam que tem tanto tempo disponível, mas quase nada para fazer.

Dê um basta no desânimo e procure atividades recreativas ou faça trabalhos voluntários para preencher o tempo! Viva a vida!

Escreva suas memórias.

Você pode escrevê-las em cartas para mandar aos familiares vivos ou registrá-las em um diário todos os dias. Recordar as experiências e as aventuras do passado permitirão a você compartilhar esses momentos com quem ama e retransmitir lições de vida para os outros.

Comece a registrar as memórias em um diário ou em cartas destinadas a um membro específico da família, como um filho ou neto. Tente escrever um pouquinho cada dia para criar o hábito de escrever os pensamentos e as memórias.

Você também pode participar de aulas de registro de memórias em grupo de idosos ou em uma universidade. Existem universidades com aulas gratuitas ou com descontos para os mais velhos.

Ponha em dia a lista de leituras.

Talvez você ainda tenha uma lista de livros que está para ler faz há um bom tempo e a reservou para quando tivesse o bendito do tempo livre. Vá até a biblioteca e comece a ler essas obras, seja uma lista pessoal de livros ou uma de clássicos ocidentais, suspense e mistério, não-ficção, ou ainda de ficção científica.

Você também pode escolher um gênero ou tema específico que o interesse e ler o máximo possível sobre o assunto. Exemplo: histórias ficcionais da Segunda Guerra Mundial ou livros sobre trabalhos com madeira.

Atualmente, com a internet, está muito mais fácil adquirir livros. Vá no Google e digite o título do livro ou o nome do autor, pesquise nas lojas, veja os preços e faça o pedido para o livro chegar no conforto da sua casa.

Os áudio-livros também são uma boa opção se quiser descansar os olhos e ouvir a um bom livro lido por um ator profissional ou um dublador.

Aprenda um novo idioma.

Exercitar o cérebro aprendendo um novo idioma vai manter as suas faculdades mentais ativas e lúcidas.

Quando estiver procurando por um motivo para sair de casa, matricule-se em um curso de idiomas onde possa interagir pessoalmente e praticar as lições para melhorar a habilidades de conversação.

Faça exercícios físicos durante a semana.

Permanecer ativo é outra forma interessante de manter-se ocupado com a chegada da aposentadoria. Atividades físicas como jogar tênis, golfe, nadar ou correr, feitas uma vez por semana, podem mantê-lo saudável e despreocupado. Caso queira encontrar outras pessoas ou socializar, faça atividades ou pratique esportes em grupo.

Procure por escolas que contêm aulas para pessoas mais velhas ou idosos. Matricule-se em uma turma específica para sêniores, onde possa conhecer outras pessoas e socializar.

Também se pode participar de aulas de tênis ou natação. Elas vão ajudá-lo a conhecer outras pessoas que talvez se interessem pelas mesmas atividades que você.

Entre para um clube.

Procure por clubes que atraiam a sua atenção ou tenham a ver com os hobbies que pratica, como os clubes de baralho, um clube recreativo, um clube de futebol ou um grupo religioso. Procure na internet por uma relação de clubes locais ou informativos nos centros comunitários.

Faça um curso e aprenda um novo hobby.

Foque-se em uma atividade que gostaria de melhorar, como aprender a fazer padrões mais difíceis no crochê ou fazer artesanatos de madeira mais difíceis. Procure também por cursos nos centros comunitários da sua região ou na universidade, onde seja possível aprender uma coisa completamente nova e usar o tempo livre para explorar uma atividade que sempre quis tentar.

Muitas universidades têm programas de longa duração para idosos cujas mensalidades são baixíssimas ou gratuitas para aulas em educação de adultos. Você também pode fazer novas amizades em um ambiente de aprendizagem.

Aprenda a cozinhar.

Caso nunca tenha tido coragem de meter a cara no fogão ou esteja procurando formas de aumentar o conhecimento culinário, adquira um livro de receitas e comece a preparar uma prato de cada vez.

O livro de receitas pode focar em um tipo específico de prato, como as receitas vegetarianas ou sem glúten, ou um livro com pratos regionais, como a comida italiana ou portuguesa. Você também pode comprar um livro consagrado de culinária, como o “Todas as Sextas” da Chef Paola Carosella, contendo 90 receitas que ela faz às sextas-feiras no restaurante dela.

Quando perceber que aprendeu bem a fazer um prato, cozinhe-o para os amigos ou para a família, ou faça uma festa onde todos trazem um quitute ou prato preferido.

Viaje de carro.

Tem um carro ou um trailer e gosta de viajar? Bom, faça um tour pela cidade ou região em que mora. Você pode também escolher um destino no mapa que fique perto da sua casa, andar pelas estradas observando as belas paisagens, os locais com vista para a natureza ou as construções modernas e históricas.

Viajar pode mostrar a você novas paisagens e pessoas, assim como preenche o tempo com novas experiências. Quando se tem um trailer, dá para fazer longas viagens com conforto e diversão.

Viaje para o exterior.

Talvez você tenha um parente em outro país que queira visitar ou sempre quis ver as esculturas de Michelangelo em Florença, as pirâmides no Egito, etc. Planeje uma viagem para ver as grandes maravilhas do mundo, sozinho, com um amigo ou um familiar.

Existem muitas ofertas de viagens na internet ou em agências de viagens, principalmente se tiver tempo para viajar nas férias ou durante uma época incomum para se viajar. Faça uma pesquisa na internet para ver os pacotes de viagens, os quais costumam incluir a passagem, as acomodações, assim como tours e atividades com guias turísticos.

Passe um tempo com a família.

Uma das melhores formas de se usar o tempo livre é passar um tempo na companhia de netos, filhos, irmãos, irmãs, etc. Caso seja próximo da sua família, marque alguns dias para brincar com os netos como forma de alegrar a semana. Participe de eventos culturais, como teatro ou balé, acampe ou viaje com eles.

Seja um mentor.

Inscreva-se para as vagas de mentor no centro comunitário do bairro, caso esteja trabalhando com crianças ou ensinando literatura, ou alguma outra matéria, para adultos. Procure por vagas de professor que se encaixem às suas habilidades individuais e permitam compartilhá-las com os outros.

Seja voluntário em alguma instituição.

Dê prioridade às instituições que gostaria de ajudar ou fazer parte. Ligue ou mande um e-mail para elas e diga o que gostaria de fazer para ajudar. Muitas instituições sem fins lucrativos e do governo constantemente procuram por voluntários para dedicar trabalhar em prol de uma causa específica e importante.

Pense na possibilidade de ingressar em uma nova carreira.

Embora não queira trabalhar novamente em outra coisa, após ter dedicado anos da sua vida trabalhando para se aposentar, pense na chance de trabalhar em algo que sempre quis e nunca pôde. Decorar casas, começar o próprio negócio ou virar escritor: o importante é se concentrar em uma carreira nova e menos estressante que preencherá o tempo e dará a você um senso renovado de propósito em plena aposentadoria.

Trabalhe em meio-período.

Existem muitas possibilidades de trabalhos em meio-período para aposentados: motorista de limusine, contador, professor, cuidador de plantas, etc. Procure por trabalhos temporários que o coloquem em um ambiente novo e interessante, como trabalhar na função de assistente social em uma unidade de saúde ou em uma fazenda fazendo várias coisas.

Os trabalhos em meio-período também são uma boa forma de ganhar uma pequena renda e sentir que está contribuindo para a sociedade. Além disso, o estresse provavelmente será muito menor do que trabalhar em período integral ou no antigo emprego.

Fonte:  WikiHow

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s