Como aproveitar a vida depois dos 50 anos?

idosos

Conforme as pessoas vivem cada vez mais, as noções relacionadas à idade e ao envelhecimento vêm mudando no mundo todo. De fato, a velha crença de que as pessoas de cinquenta anos estão na meia-idade já não é mais verdade: “os cinquenta são os novos quarenta”. No entanto, talvez você não saiba ao certo como aproveitar a vida depois dos 50. Explore o mundo ao seu redor e cuide bem da saúde para poder desfrutar esses anos ao máximo!

Alimente sua curiosidade. Se você tem mais de 50 anos, provavelmente tem filhos já crescidos e, portanto, mais tempo para si mesmo, se for uma pessoa de sorte, talvez até mesmo já esteja aposentado. Portanto, explore o mundo através de atividades prazerosas, viajando, experimentando pratos diferentes ou fazendo cursos.

Crie uma lista com coisas que o interessam e que você pode tentar agora que tem tempo e dinheiro. Por exemplo, talvez você sempre tenha sonhado em tirar uma “licença de piloto”. Nesse caso, aprenda o máximo que puder sobre o assunto e comece a voar, se tiver vontade. Da mesma forma, talvez seu sonho seja uma viagem à Alemanha. Comece a “viajar” em casa, consultando livros e sites de viagens sobre a Alemanha, e planejando uma viagem ou estadia prolongada no país.

Encarar sua idade como um meio de nutrir sua curiosidade vai mostrar o quanto o envelhecimento pode ser incrível e poderoso, desde que as preocupações com a idade sejam deixadas de lado e você cuide bem de si mesmo.

Envolva-se com atividades que ame, mas também com coisas novas. Experimente novas atividades ou dedique mais tempo àquelas que já adora. Dessa forma, você adicionará mais personalidade à vida e poderá deparar-se com novas experiências, e pessoas incríveis.

Envolva-se com atividades e hobbies, como a pintura, a dança e a coleção de moedas, e experimente esportes diferentes, como pilates e yoga. Qualquer atividade que o mantenha ativo e em movimento vai ajudá-lo a cultivar um espírito jovem. Por exemplo, talvez você seja um grande apreciador da arte medieval e, nesse caso, poderia aprender a ilustrar manuscritos.

Mantenha a mente aberta quando estiver experimentando coisas novas, principalmente se estiver lá por causa de seu cônjuge ou amigo. Vivenciar a atividade através de um ente querido poderá levá-lo a valorizar ainda mais essa pessoa.

Viaje sempre que puder. O mundo conta com uma quantidade imensa de lugares a serem explorados, desde países estrangeiros até as cidades vizinhas. As viagens manterão o corpo em movimento e o cérebro alerta, o que poderá ajudá-lo a permanecer jovem por dentro.

Divirta-se em qualquer lugar que possa visitar, mesmo que seja no estado vizinho. Esses lugares podem oferecer novas perspectivas sobre a forma como as outras pessoas envelhecem e se levam a vida depois dos 50 anos.

Quando quiser viajar, escolha destinos menos comuns. Nem sempre as atrações turísticas populares são tão estimulantes e envolventes quanto um lugar completamente novo. Por exemplo, em uma viagem à Alemanha, visite cidades pequenas ou menos visitadas, como Wurtzburgo ou Bad Tölz, em vez de percorrer áreas maiores, como Munique.

Aumente seu conhecimento. Assista a aulas sobre tópicos que o interessem ou continue a participar de treinamentos profissionais. Desafiar o cérebro constantemente poderá evitar que ele envelheça.

Participe de cursos, palestras, seminários ou quaisquer outros programas de educação continuada que estimulem a mente. Muitas universidades oferecem aulas para “alunos seniores” ou disponibilizam cursos on-line.

Os cursos e os estudos poderão proporcionar experiências novas e emocionantes em sua vida.

Seja ativo na comunidade. Desempenhar um papel na sua comunidade ou região, como uma participação ativa na câmera de comércio local, pode ser uma forma de permanecer envolvido com o mundo e, ao mesmo tempo, de ajudar os demais. Essas atividades também poderão ajudá-lo a conhecer outras pessoas com mais de 50 anos que queiram curtir a vida tanto quanto você.

O engajamento político, através de conselhos escolares ou iniciativas locais, será uma atividade construtiva e permitirá que você use sua sabedoria para ajudar outras pessoas.

Trabalhe como voluntário. Os simples atos de bondade e caridade vão ajudá-lo a permanecer envolvido com o mundo e a compartilhar sua sabedoria e experiência com os demais. O voluntariado também poderá colocar sua vida e capacidade de envolvimento sob uma perspectiva mais positiva e, consequentemente, vai ajudá-lo a desfrutar mais desses anos.

Seja voluntário em uma escola, hospital ou centro comunitário.

Ofereça-se sempre para ajudar amigos e familiares em necessidade.

Conheça gente nova. Muitas pessoas descobrem que seus gostos e perspectivas de vida mudam depois dos 50, portanto, conhecer gente nova vai ajudá-lo a permanecer envolvido com o mundo, além de apresentá-lo a experiências novas e incríveis. Você também poderá contar com um grupo de pessoas queridas, que se importam com seu bem-estar.

Viva intensamente também depois dos 50 !

Fonte: WikHow

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s