Chegou a hora de aproveitar

Essa é a fase da vida marcada pelo encerramento de diversos ciclos. Na família, por exemplo, você cumpriu muito bem seu papel de criar os filhos, que agora já devem estar até casados e ter lhe dado netos. Fora de casa, depois de anos dedicados ao trabalho, chegou a hora da aposentadoria.

Entretanto, o planejamento deve ser sempre mantido, ainda mais porque agora você quer manter o seu padrão de vida e, o que é melhor, ter a possibilidade de realizar ao máximo novos projetos. E reiniciar mais ciclos…

Longevidade
Diferentemente do que muitos imaginam, a terceira idade não é sinônimo de inatividade e problemas de saúde. Muito ao contrário! Com os avanços da medicina, a longevidade é hoje um fato. E viver mais e melhor é possível, sim!

Comer bem, fazer exercícios e manter hábitos saudáveis é ideal para todos, independentemente da idade. Mas, no caso dos idosos, ter um hobby, participar de passeios e reuniões culturais e manter contato com pessoas de sua faixa etária são dicas extremamente importantes, pois ajudam a elevar a autoestima e fazer com que se sintam integrados à sociedade.

Nunca é tarde
Que tal aproveitar o tempo, que agora é mais tranquilo, para fazer aquele curso que sempre quis? Pode ser o idioma da família, a aula de dança, a faculdade… Muitas são as oportunidades para este público, cada vez mais ativo interessado e cheio de vontade de aprender… E ensinar.

E aquela viagem dos sonhos, que nunca teve tempo de realizar? Tempo não é mais problema e, caso tenha se planejado ao longo da vida, dinheiro também não será. Reserve uma parte da aposentadoria e faça as malas. Aproveite os descontos aos quais têm direito – muito justamente, por sinal – e pegue a estrada. Com certeza, encontrará pessoas na mesma situação para trocar experiências, histórias e dividir momentos inesquecíveis.

Confira outras dicas para aproveitar bem a “melhor idade”:

  • Trace metas de vida e planeje-se para alcançá-las e adaptá-las às suas condições.
  • Faça de sua experiência de vida um ensinamento e esteja disposto a aprender, sempre!
  • Mantenha sua autoestima em alta e acredite em você.

Fonte: Finanças na Prática 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s