VAI VIAJAR ? NÃO DEIXE DE LER ESSA POSTAGEM!

Capturar

A melhoria da qualidade de vida e o aumento da atenção à saúde hoje dão às pessoas uma “terceira idade” bastante saudável e ativa, inclusive nas atividades de diversão e lazer, como por exemplo as viagens. Se na juventude o dinheiro era pouco e na fase adulta o tempo era escasso e os compromissos muitos, a maturidade é o momento certo para concretizar os sonhos que ficaram de lado ao longo da vida. Afinal, a carreira profissional já está consolidada, os filhos criados, as finanças estabilizadas e muitas pessoas, inclusive, já estão aposentadas.

Como é natural, mas nem por isso é limitante, em alguns aspectos a pessoa mais vivida tem necessidades diferentes das que tinha quando era jovem, mas nada que a impeça de “correr” o mundo, seja pelo interior, praia, montanha, capitais ou grandes centros turísticos e comerciais. Basta conhecer a capacidade física pessoal, as características e infraestrutura existente nos locais que escolher como destino e planejar tudo – do roteiro ao calendário e  a quanto se pode pagar por essa felicidade.

Ficou animado? Então, veja nossas dicas, arrume as malas e boa viagem!

1. Se informe bem sobre o destino

Quem é jovem não se preocupa nem incomoda diante de imprevistos que surgirem em uma viagem. Tudo pode ser transformado em uma emocionante e divertida aventura, vivida com o mesmo entusiasmo com que se enfrenta os desafios de um jogo virtual.

Mas para quem já passou dos cinquenta ou sessenta, costuma não ser bem assim. Normalmente essas pessoas preferem um pouco mais encontrar o que haviam previsto, sem necessidade de esforçar-se para contornar o solucionar o que não estava em seus planos.

Por isso é muito importante, antes de definir um roteiro de viagem, informar-se bastante sobre os lugares que serão visitados: modo de chegar, costumes e tradições, condições de transporte, locomoção e acomodação,  clima, alimentação, estrutura urbana de comércio e serviços e coisas assim.

Para ter essas informações, você pode pedir a opinião de quem já conhece os locais que estão te interessando e fazer pesquisas na internet para saber tudo o que precisa sobre aqueles destinos.

2. Procure lugares parecidos com o seu perfil

A menos que sejam muito chegadas a aventuras, geralmente, as pessoas mais vividas não se dispõem a por a mochila nas costas e pedir carona na beira da estrada e sair a correr mundo, dormindo em barracas de camping ou hosteis. Como dissemos, a idade traz algumas exigências…

Assim sendo, uma vez conhecendo seus interesses de viagem e o que mais chama sua atenção nos lugares que você visita, dedique algum tempo a pesquisar sobre os destinos que melhor se adequam às suas vontades, inclusive em relação às estruturas de alimentação e acomodação.

Dependendo das características do “turista maior de 60”, resorts, hotéis fazenda e pousadas podem ser a melhor opção de hospedagem porque oferecem uma infraestrutura completa, que concentra várias opções de diversão e serviços no mesmo lugar, dispensando a necessidade de deslocamentos frequentes, como por exemplo para se alimentar.

3. Se prepare com antecedência. Inclusive financeiramente

Quanto mais completa a estrutura da viagem e maior o conforto desejado, maiores serão os custos desse “empreendimento” de diversão, descanso e lazer.

Isso faz com que, dependendo do nível de exigência, a viagem tenha que começar a ser planejada com  relativa antecedência, inclusive financeiramente. Incluir um item com essa finalidade no orçamento, pelo tempo em que se pretende fazer a reserva, é uma atitude que ajuda bastante a atingir esse objetivo, pois facilita que o valor seja retirado das receitas logo que receber o pagamento.

Para evitar que o dinheiro que for sendo reservado seja afetado pela inflação, perdendo o valor de compra, convém aplicá-lo em uma modalidade segura, resgatável no prazo que você precisa. Mesmo que os rendimentos sejam modestos, já farão diferença para o bem de seu bolso.

4. Leve boas companhias para trazer boas lembranças

Se na rotina do dia a dia é bom ter ao nosso lado pessoas agradáveis e interessantes, que nos fazem sentir bem e à vontade, imagine nas situações em que percorremos lugares novos, vivendo coisas diferentes daquelas a que já somos acostumados.

Por isso, é sempre bom ter nas viagens a companhia de alguém com quem temos grande afinidade, pois isso facilita bastante a troca de impressões e comentários e, até mesmo, favorece a solução de algum imprevisto. Quando se trata de parentes ou grandes amigos, tanto a experiência quanto as lembranças da viagem se tornam melhores e mais fortes ainda.

5. Faça um checklist e não esqueça nada

Bagagem. Nada pior do que carregar malas pesadas. Mas também nada pior do que, ao chegar ao destino, perceber que esqueceu em casa coisas importantes que farão muita falta.

Para evitar que isso aconteça, o melhor é fazer, quem sabe uma semana antes da viagem, uma lista do que você precisa levar, para o período em que estará ausente, levando em conta as características do lugar para onde você vai e as atividades que pretende desenvolver: o clima, a geografia, os passeios turísticos que pretende fazer o os programas culturais que pretende realizar.

Além de roupas e calçados, esta lista também deve relacionar medicamentos de uso diário e eventuais e outros itens relacionados a saúde, pois não se pode ter certeza de que eles serão encontrados facilmente em caso de precisão durante a viagem. Fazer a lista ajuda também a não levar objetos desnecessários ou em quantidade excessiva, evitando assim excesso de bagagem. 

Mas atenção: faça a mala observando tudo o que relacionou na sua lista de viagem. Desse modo você evitará esquecer coisas importantes, o que, ao chegar no destino tão sonhado, te fará perder tempo e humor.

Gostou dessas dicas de viagem? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a preparar a próxima e feliz aventura!

Boa viagem !

Fonte: Economia dia a dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s