Dicas para cuidar de sua pele na terceira idade

cuidados_pele_terceira_idade

Com a chegada da terceira idade começamos a notar os sinais do processo natural do envelhecimento do corpo. A mais evidente dessas manifestações se dá na pele, que de uma certa forma, com suas rugas, manchas e sardas, conta a história de nossas vidas. A chamada pele “madura” merece respeito, e cuidado redobrado. Ela já sofreu com muita exposição ao sol, os efeitos da poluição, já perdeu boa parte das fibras de colágeno e elastina, ficou mais fina e mais suscetível a ferimentos. Mas você não precisa se assustar. Veja abaixo SEIS dicas para retardar o envelhecimento e conquistar uma pele mais bonita, viçosa e, principalmente, mais saudável.

Primeira dica: use protetor solar, mesmo em dias nublados. O protetor solar age como um filtro contra os raios ultravioleta e inibe ou retarda os sinais do foto-envelhecimento, além de ser a principal arma contra o câncer de pele. Se possível, evite a exposição solar prolongada ou entre as 10:00 horas e as 16:00 horas, quando a incidência dos raios solares é mais intensa.

Segunda: evite banhos quentes e demorados, pois eles ressecam a pele em demasia. Depois do banho, use sempre creme hidratante, que impedirá a perda excessiva de água através do suor. Evite também o uso de esponjas e escolha sabonetes que ajudem a manter a pele hidratada.

Terceira: beba muita água. Dois litros por dia é o normalmente recomendável. E consuma alimentos com alto teor de líquidos, vitaminas e minerais.

Quarta: evite o consumo de álcool e o cigarro. Ambos são bastante prejudiciais à saúde da pele, pois estimulam a formação de radicais livres. Sem falar que ainda afetam os sistemas nervoso, respiratório e digestivo, facilitando o aparecimento de doenças.

Quinta dica: se tiver tempo e recursos, alguns procedimentos estéticos de limpeza de pele podem ser uma boa opção. Sejam químicos, mecânicos ou a laser, eles eliminam sujeira, células mortas, promovem a renovação celular e reorganizam as fibras de colágeno, conferindo maior sustentabilidade e elasticidade à pele.

Sexta e última dica: não use qualquer produto que aparecer à sua frente. O que é bom para sua amiga pode ter efeito contrário sobre o seu organismo! Procure um médico dermatologista para orientação. Ele fará recomendações específicas para o seu tipo de pele e para o tipo de problema que está te incomodando.

E aproveite que você já chegou à terceira idade e, com a experiência dos anos, tornou-se mais sábia: ensine aos seus parentes mais novos (filhos, sobrinhos e netos) que os cuidados com a pele devem ser tomados desde a infância. O quanto antes tratarmos dela, melhores serão os resultados.

Fonte: http://www.fsfx.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s