Cuidados no Inverno

8-dicas-praticas-para-se-manter-saudavel-durante-o-inverno

A chegada do inverno também traz uma reclamação feita pela maioria dos idosos: as dores nas articulações aumentam e, principalmente, os idosos que sofrem de artrose têm as dores potencializadas coma chegada das baixas temperaturas.

Os idosos são mais sensíveis e sofrem mais nessa época do ano. Alguns cuidados ajudam a amenizar o problema.

Segundo médicos, a dor nas articulações se agrava no frio porque as pessoas ficam mais encolhidas, contraindo os músculos constantemente. A constrição das veias também faz com que o fluxo sanguíneo seja diminuído. Além dos fatores, as baixas temperaturas deixam o corpo mais sensível e vulnerável às dores.

Para evitar ou amenizar as dores sentidas no inverno, a dica dos fisioterapeutas é trabalhar os músculos, fazendo exercícios matinas como caminhadas de 30 minutos regulares, porém, com exercícios de alongamento, para que não se corra o risco de lesões.

A professora de gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Mariana Rampazo deu alguma dicas que ajudam osidosos a ficarem aquecidos no inverno. “Existem tecidos de sofá que são gelados, então se você forrar com uma manta já ajuda no aquecimento. Se for necessário, também é bom colocar outra manta sobre as pernas. É importante manter as extremidades aquecidas, principalmente os pés.”

Para evitar acidentes, os idosos devem usar meias com sapatos fechados, nunca com chinelos para não escorregar.

A Gerontóloga recomendou ainda que os idosos não fiquem parados e procurem se movimentar até mesmo enquanto assistem televisão no sofá. “Pode fazer exercícios com as mãos, abrindo e fechando para melhorar a circulação. Também mexer os pés, fazer exercícios para os tornozelos, e esticar e dobrar o joelho. Melhorando a circulação o corpo aquece.”

Na hora de dormir, forrar o colchão com uma coberta também ajuda a esquentar a parte posterior do corpo. Tomar banho durante o dia também ajuda os idosos a não sentirem tanto frio. Para evitar choque térmico após sair do banho quente, é preciso manter as janelas fechadas para evitar as correntes de ar.

E que tenhamos um ótimo inverno!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s