Vida social na Terceira Idade, melhora a atividade física e mental.

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Estar entre amigos e ter uma vida social ativa ajudam a preservar a saúde física e mental dos idosos, sugeriu um estudo do Centro Médico da Universidade de Rush, de Chicago (EUA).

A pesquisa identificou que como, em geral, os idosos gastam menos tempo engajados em atividades sociais sua função motora tende a piorar mais rapidamente. Apenas 10% das pessoas com mais de 65 anos realizam a quantidade recomendada de exercícios físicos de 2,5 a 5 horas por semana.

Outros estudos também indicam que estimular a atividade mental e a socialização na terceira-idade protege contra o avanço de doenças relacionadas à atividade cerebral.

Uma pesquisa que analisou 906 idosos, com idade média de 80 anos, em Illinois (EUA), durante um período de cinco anos, relacionou o aumento da vida social com a melhor realização de uma gama de tarefas, incluindo andar em linha reta e girar em círculos sem perder o equilíbrio.

As análises também consideraram que a redução na atividade social pode ser simplesmente um sintoma de declínio físico, uma vez que as pessoas podem naturalmente participar de menos compromissos sociais quando têm suas habilidades motoras diminuídas. Entretanto, a maioria dos pesquisadores concorda que é importante incentivar e motivar os mais velhos para se integrarem e se movimentarem mais, pois se tratam de hábitos que preservam a lucidez.

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