É POSSÍVEL ENVELHECER COM QUALIDADE?

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É possível envelhecer com qualidade de vida? Sim, é possível! E não precisamos nos esforçar muito para que isso aconteça. A qualidade de vida é um termo multidimensional, que é quantificado de forma subjetiva, cada um a qualifica de acordo com aquilo que acha mais relevante para o seu bem-estar.

Para que se obtenha qualidade de vida na terceira idade, é importante considerar diversos fatores: bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho e lazer, religiosidade, entre outros. De modo geral envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro.

Em vista disso, uma boa qualidade de vida é possível também na vida madura, mas é válido lembrar que quem mantém um padrão de boa qualidade de vida durante o ciclo de vida tem uma probabilidade maior de perceber uma qualidade de vida melhor na terceira idade.

Estudos consideram ser comum uma queda na percepção de qualidade de vida após a aposentadoria, por conta da interrupção das atividades físicas, mentais e intelectuais. Desta forma, é necessário que exista uma organização para os anos da velhice, quando ainda se está em plena atividade, a fim de reduzir o impacto causado pela inatividade.

É fundamental mantermos um equilíbrio entre as potencialidades e as limitações, que são inevitáveis do processo de envelhecimento. É comum os idosos serem acometidos por doenças crônicas específicas da idade, porém a qualidade de vida pode ser mantida com criatividade e lazer, sem dispensar os cuidados com a saúde.

O que é sabedoria?

É importante lembrar que quem entra na terceira idade possui necessidades fundamentalmente iguais a de outros grupos etários, tais como: segurança física, financeira e emocional. O afeto, simpatia, amor e reconhecimento social são básicos para a percepção da autoestima. Desta forma, a necessidade de amor e afeto deve ser considerada como indicador de qualidade de vida.

O principal fator determinante de um alto nível de qualidade de vida parece ser um convívio social positivo, próximo e estável. O lazer associado a atividades físicas e mentais estão diretamente relacionadas ao favorecimento da qualidade de vida. Além disso, o engajamento em atividades intelectuais é apontado como fator de prevenção contra declínios cognitivos da idade.

Todos podem envelhecer com qualidade, a receita é simples: cultive seus amigos e familiares, faça atividade física regularmente, cuide da sua saúde, estimule sua memória e preze sempre por sua felicidade!

Texto por: Mariana Almeida – Gerontóloga pela UFSCar, Vice Diretora Financeira da Associação Brasileira de Gerontologia.

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Algumas atitudes para ser mais feliz

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Encontrar a felicidade nas mais diversas áreas da vida é o objetivo de muitas pessoas, afinal, ela é o combustível que nos move no dia a dia. Entre as principais áreas estão a profissional, sentimental e, claro a familiar. Sabemos que não existe uma fórmula exata para encontrar a felicidade e que ela nem sempre está relacionada com a aquisição de bens materiais. Porém, algumas decisões  diárias nos ajudam a ser mais feliz.

1. Pense positivamente: pessoas positivas são mais racionais. Além disso, sempre veem um lado bom em algo ou alguém. Para sempre pensar positivamente, especialistas recomendam que, ao passar por uma situação turbulenta, feche os olhos e sorria. Assim, a vida fica mais leve.

2. Seja você mesmo: é importante nunca esconder quem você é ou o que você pensa, pois acaba provocando um desgaste emocional. Por consequência, esse desgaste  traz  sentimentos contrários à felicidade, como tristeza e angústia. O ideal é sempre expor os sentimentos quando necessários e evitar fazer comparações com outras pessoas que são mais espontâneas ou naturais.

3. Faça o bem: independente de ser para pessoas próximas ou desconhecidas, pequenos gestos de generosidade com alguém melhora não apenas o seu dia, mas o daquela pessoa, na qual você ajudou. Além disso, atitudes de bondade trazem felicidade, sentimento de conforto e motivação. Mostre sua generosidade também ao agradecer alguém por algo que ela te fez ou ao elogiar outra pessoa por algo que ela conquistou.

4. Fuja das preocupações: cada coisa no seu devido tempo. Sendo assim, evite ficar preocupado com algo que não acontecerá brevemente. Outra dica é não se sentir culpado por algo que não deu certo. Muitas vezes a preocupação em tentar conquistar um objetivo que anteriormente não foi alcançado pode causar estresse, irritação e desmotivação. Tire um tempo para refletir e descansar a mente.

5. Passe mais tempo com quem ama: seja com a família ou com os amigos, é sempre importante dedicar um pouco de tempo para aquelas pessoas que gostamos que estejam do nosso lado. Boas relações podem trazer mais alegria ao seu dia e ainda diminuem o estresse.

Fonte: aterceiraidadenanet.com

 

DICAS DE QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

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Se você já faz parte da Terceira Idade, confira as dicas de qualidade de vida que separamos. Se ainda não está na terceira idade, com certeza tem algum familiar por perto que está. Aproveite e dê essas dicas a ele.

Como manter a qualidade de vida na terceira idade:

1. Cérebro ativo

Manter o cérebro ativo é sempre importante. Exercite-o com jogos de cartas e palavras cruzadas, por exemplo.

2. Não fuja do sol

Procurando se expor nos melhores horários e usando protetor solar não há problema. A vitamina D é muito importante para os ossos e dentes.

3. Atividade física

Caminhar e praticar outras atividades físicas faz bem para o coração e para as pernas.

4. Cante!

Cantar ajuda a exercitarmos nossa respiração, além de combater o estresse.

5. Não esqueça dos líquidos

O ideal é beber de 6 a 8 copos por dia, preferencialmente de água ou sucos de frutas naturais coados.

6. Frutas e vegetais

É importante consumir frutas e vegetais todos os dias, eles são amigos da saúde e dão vitalidade.

7. Sem riscos

Certifique-se de que o lugar onde você mora está livre de riscos, como degraus, objetos soltos, tapetes escorregadios etc. Esses cuidados evitam quedas, machucados, escorregões e fraturas.

Pronto, agora é só curtir a melhor idade com muito mais qualidade de vida!

Fonte: Agemed

Uma casa mais segura para os Idosos

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A terceira-idade é marcada por uma série de mudanças no corpo e cérebro do indivíduo. Mesmo um idoso normal e ativo terá alguma diminuição dos reflexos, da visão, do equilíbrio ou da audição, ficando mais propenso a quedas. Podemos somar a isso o enfraquecimento dos ossos, que é comum na faixa etária, o que aumenta as chances de fratura.

É possível prevenir acidentes evitando a exposição do idoso a riscos, principalmente dentro de casa. Retirar móveis ou incluir itens de segurança são medidas capazes de evitar acidentes, fraturas e até mesmo salvar vidas. Confira algumas mudanças do ambiente doméstico que auxiliam a prevenção de quedas na terceira-idade:

Barras de segurança

Segundo pesquisas, maior parte das quedas dos idosos ocorre dentro de casa, em especial no banheiro e na cozinha. Por isso há a necessidade de barras para suporte e pontos de apoio. O idoso de maneira geral tende a apresentar alterações no equilíbrio, e as barras ajudam a melhorar sua autonomia nos afazeres cotidianos. É importante  também lembrar das escadas, que deve ter corrimão dos dois lados.

Tapetes

Além das alterações de equilíbrio, o comprometimento da marcha também é comum na terceira-idade. Isso quer dizer que o idoso sente mais dificuldade na caminhada, que fica lenta e arrastada, facilitando tropeços e escorregões. Nesse contexto, a presença de tapetes soltos no piso se transforma em uma armadilha, tanto grandes como pequenos.

Organização da rotina

Idosos com grave alteração de equilíbrio e marcha podem abrigar um inimigo em casa: as escadas. Pessoas que moram em sobrados, por exemplo, sofrem mais para realizar suas atividades, principalmente se durante o dia ela precisa subir e descer as escadas com frequência. Se possível centralizar tudo o que faz parte de seu cotidiano em apenas um andar – refeições, banheiro e lazer. Em alguns casos, pode ser feita a transferência do dormitório do idoso para o térreo, de forma que não seja mais preciso utilizar as escadas.

No entanto, o projeto de adaptação da casa deve ser individualizado. Desta forma, serão projetadas as adaptações condizentes com as necessidades específicas daquela pessoa. Porém devemos lembrar que as grandes mudanças, podem deixar o idoso constrangido e incomodado.

Móveis

Mesas de centro, objetos decorativos, vasos são móveis que comumente estão fora do campo visual – e por isso uma pessoa pode facilmente esbarrar ou tropeçar neles. Esse fator é mais acentuado em pessoas com idade avançada. Quanto mais desimpedido estiver o caminho, menores são as chances de quedas.

Cuidado com animais

Os animais trazem benefícios à vida do idoso, porém podem ser um risco à segurança. Ao tê-los, faz-se necessário redobrar os cuidados, pois brinquedos ou mesmo o animalzinho pode causar tropeços. Qualquer objeto que possa atrapalhar na locomoção, interferindo em sua autonomia, deve ser evitada.

Interruptores de fácil acesso

Quem nunca acordou no meio da noite para usar o banheiro? Andar no escuro até encontrar o interruptor pode ser o suficiente para causar uma queda, principalmente na terceira-idade. O comprometimento da visão se intensifica durante a noite, e qualquer descuido pode resultar em acidentes. É possível diminuir esse risco instalando mais de um interruptor no mesmo cômodo – um perto da porta e outro ao lado da cama, por exemplo. Dessa maneira, o idoso não precisa se locomover na escuridão. Abajures também funcionam, mas com menor eficiência, uma vez que iluminam uma área menor.

Mudanças no banheiro

O banheiro é conhecido como palco de acidentes e quedas, principalmente envolvendo idosos. A espuma e o vapor do banho, bem como o trilho do box e o tapete de banheiro se transformam em verdadeiros vilões quando o assunto é segurança na terceira-idade, levando em conta as dificuldades de equilíbrio e locomoção. As especialistas elencam uma série de mudanças que podem ser adotadas para tornar o banheiro mais seguro. Substituir a porta do box por uma cortina ou mesmo deixar sem nada é uma solução para eliminar o degrau do trilho e ampliar o espaço para quem necessita ajuda de cuidadores, barras no chuveiro e vaso sanitário também são importantes, assim como a instalação de antiderrapantes.

A cadeira de banho pode ser adotada para alguns grupos, principalmente quando o equilíbrio está muito comprometido. Móveis e louças devem ter cores que contrastam com o azulejo e piso, para que o idoso consiga visualizar o espaço claramente. Portanto, banheiros com paredes e chão brancos devem ter o vaso sanitário e a pia de outra cor.

Colchão e cama na altura certa

É de extrema importância que a altura da cama esteja de acordo com a altura do idoso. Se não for acessível para a família comprar, faz-se necessário realizar adaptações, como diminuir ou aumentar os pés da cama. Caso o móvel esteja muito alta ou baixo demais, haverá dificuldade para o idoso se deitar e levantar, facilitando quedas. Densidades muito baixas de colchões, além de não ajudarem na postura, dificultam a mobilidade tanto no momento em que idoso estiver dormindo, ao se virar na cama, quanto ao levantar-se. Dessa forma, tão importante quanto a altura apropriada da cama é um colchão de densidade adequada ao peso e tamanho do idoso.

Poltronas e cadeiras

Da mesma maneira que a cama deve estar na altura certa, as poltronas e cadeiras devem seguir um padrão para prevenir a queda do idoso. É interessante que as poltronas e cadeiras tenham braços e boa fixação, principalmente se utilizadas com frequência, aumentando o conforto e facilitando sua utilização. Ter um apoio para se levantar ou sentar evita o desequilíbrio, e o idoso se locomove com mais segurança.

Fonte: minhavida.com.br

Dicas para manter a organização na terceira idade

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Um ambiente limpo e organizado aumenta a qualidade de vida e previne doenças.

Com o aumento da longevidade no país, muitos idosos encaram alguns desafios quando o assunto é manter a casa em ordem.  O avanço da idade deixa o corpo mais frágil e os reflexos já não são mais os mesmos. Tarefas que antes eram apenas consideradas chatas, como esfregar o chão e aspirar a casa, se tornam perigosas ou fisicamente desgastantes. Mas manter a casa limpa e organizada ajuda a aumentar o bem-estar e previne doenças, como alergias, e até mesmo acidentes domésticos.

Por isso Marcia Sena, especialista em qualidade de vida na terceira idade da Senior Concierge, empresa especializada em serviços para a terceira idade, traz algumas dicas de como manter a organização e a limpeza na casa dos idosos. Segundo ela um ambiente convidativo, estimula a vida social – algo fundamental para todos, e uma casa asseada não é apenas importante pela aparência, mas também para a saúde do idoso. “Um chão sujo além de pouco atraente pode representar um risco de tropeço. Já uma geladeira cheia de comida vencida não é apenas um desperdício de dinheiro, mas também representa uma ameaça à saúde, pois esses alimentos podem ser consumidos acidentalmente”, alerta Marcia.

Veja as dicas da especialista para facilitar a organização e a limpeza na terceira idade:

1 – Envolva seu ente querido nas decisões: apesar de eventuais limitações, é importante que o idoso se sinta útil e parte das decisões que são tomadas em sua própria casa. Uma opção é designar a ele algumas tarefas simples como limpar gavetas e reorganizar alguns itens dos armários.

2 – Livre-se do que não é mais útil: a melhor maneira de manter um ambiente limpo e saudável é doar objetos que não são mais usados pelo idoso. Como alguns tem uma grande resistência em se desfazer de certos itens, é interessante separar os objetos que não são usados com frequência e deixá-los em um depósito.

3 – Vá além da limpeza: claro que a limpeza tradicional é importante para afastar os germes e bactérias da residência, no entanto, é importante fazer um check-up na geladeira, nos armários e no freezer para conferir se todos os produtos estão dentro do prazo de validade, evitando intoxicações alimentares.

4 – Não negligencie certos espaços: o melhor método para iniciar uma boa limpeza é começar pela parte superior, limpando teias de aranha do teto e poeiras que se acumulam nas paredes e que aumentam o risco de reações alérgicas causadas por ácaros. As cortinas e as paredes devem ser limpas com água morna e o mobiliário deve ser espanado regularmente para retirada do pó.

5 – Limpe o armário de medicamentos: de tempos em tempos os medicamentos podem ficar contaminados, portanto, é interessante limpar o armário de remédios e checar se os medicamentos estão dentro do prazo da validade. Também é importante auxiliar o ente querido a organizar o fluxo de medicamentos que ele deve tomar diariamente, existem diversas caixinhas com horários e dias da semana para facilitar esse processo.

6 – Preste atenção nos cuidados do dia a dia: certifique-se que a roupa de cama está sempre limpa, substituindo-a semanalmente.

fonte: http://www.gazetadopovo.com.br

Lugares para viajar na Terceira Idade

Hoje em dia, já pouco importa a idade que consta no RG e sim a de alma. Cada vez mais, pessoas acima dos 60 anos buscam por novas experiências e aventuras que só uma viagem poderia trazer.

Estar na melhor idade significa ter maturidade suficiente para saber fazer escolhas. Ou seja, tudo vai depender do perfil de cada um, mas no geral, tranquilidade, segurança e boa infraestrutura são os itens indispensáveis para escolher um destino. Entre as opções mais práticas e que podem estar disponíveis em pacotes de agências estão  cruzeiros, viagens de trem e passeios por vinícolas, ótimas ideias para aproveitar.

Monte Verde – MG

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Com uma extensa variedade de pousadas, Monte Verde é o destino perfeito para os que buscam por conforto em meio as montanhas. Tirolesa, passeio a cavalo, trekking e arvorismo são algumas das atrações locais para quem não quer só relaxar e sim movimentar o corpo. A região ainda é ideal para comprar doces, queijos e artesanatos.

Holambra – SP

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Nem parece que Holambra fica em São Paulo. A apenas 135 km da agitada capital, a cidade das flores encanta a todos com sua variedade botânica, além da arquitetura, cultura e gastronomia inspiradas na Holanda. É um lugar tranquilo para quem ama passear, contemplar e, é claro, presentear com belas flores. Em setembro acontece o maior evento de flores da América Latina, a Expoflora.

Vale dos Vinhedos – RS

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Região farta em enoturismo, o sul do Brasil é parada obrigatória para quem curte degustar bons vinhos e contemplar belas paisagens. A 120 km de Porto Alegre está o chamado Vale dos Vinhedos, que se divide entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Degustações gratuitas, passeios por vinícolas e até tratamentos de beleza com vinhos estão à mercê dos viajantes apaixonados pela bebida.

Caldas Novas – GO

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Logo ao lado de Rio Quente, a estância hidrotermal é uma das mais conhecidas do país e está repleta de resorts ideais para quem quer relaxar e curtir o dia. Um dos passeios mais bacanas é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, onde há cachoeiras de água quente que chega a 51ºC, cercadas de vegetação, além de piscinas e tratamentos que usam as propriedades terapêuticas das águas.

 

Fonte: blog/quantocustaviajar.com

 

COMO SE MANTER OCUPADO DEPOIS DA APOSENTADORIA?

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Você já fez tudo na vida: passou os anos todos levantando da cama e se arrumando para trabalhar, cuidou da família e economizou para ter uma aposentadoria longa e reconfortante. Porém, o que faz exatamente para preencher o tão merecido tempo livre? O tédio e a depressão são as reações mais comuns das pessoas que se aposentam, pois pensam que tem tanto tempo disponível, mas quase nada para fazer.

Dê um basta no desânimo e procure atividades recreativas ou faça trabalhos voluntários para preencher o tempo! Viva a vida!

Escreva suas memórias.

Você pode escrevê-las em cartas para mandar aos familiares vivos ou registrá-las em um diário todos os dias. Recordar as experiências e as aventuras do passado permitirão a você compartilhar esses momentos com quem ama e retransmitir lições de vida para os outros.

Comece a registrar as memórias em um diário ou em cartas destinadas a um membro específico da família, como um filho ou neto. Tente escrever um pouquinho cada dia para criar o hábito de escrever os pensamentos e as memórias.

Você também pode participar de aulas de registro de memórias em grupo de idosos ou em uma universidade. Existem universidades com aulas gratuitas ou com descontos para os mais velhos.

Ponha em dia a lista de leituras.

Talvez você ainda tenha uma lista de livros que está para ler faz há um bom tempo e a reservou para quando tivesse o bendito do tempo livre. Vá até a biblioteca e comece a ler essas obras, seja uma lista pessoal de livros ou uma de clássicos ocidentais, suspense e mistério, não-ficção, ou ainda de ficção científica.

Você também pode escolher um gênero ou tema específico que o interesse e ler o máximo possível sobre o assunto. Exemplo: histórias ficcionais da Segunda Guerra Mundial ou livros sobre trabalhos com madeira.

Atualmente, com a internet, está muito mais fácil adquirir livros. Vá no Google e digite o título do livro ou o nome do autor, pesquise nas lojas, veja os preços e faça o pedido para o livro chegar no conforto da sua casa.

Os áudio-livros também são uma boa opção se quiser descansar os olhos e ouvir a um bom livro lido por um ator profissional ou um dublador.

Aprenda um novo idioma.

Exercitar o cérebro aprendendo um novo idioma vai manter as suas faculdades mentais ativas e lúcidas.

Quando estiver procurando por um motivo para sair de casa, matricule-se em um curso de idiomas onde possa interagir pessoalmente e praticar as lições para melhorar a habilidades de conversação.

Faça exercícios físicos durante a semana.

Permanecer ativo é outra forma interessante de manter-se ocupado com a chegada da aposentadoria. Atividades físicas como jogar tênis, golfe, nadar ou correr, feitas uma vez por semana, podem mantê-lo saudável e despreocupado. Caso queira encontrar outras pessoas ou socializar, faça atividades ou pratique esportes em grupo.

Procure por escolas que contêm aulas para pessoas mais velhas ou idosos. Matricule-se em uma turma específica para sêniores, onde possa conhecer outras pessoas e socializar.

Também se pode participar de aulas de tênis ou natação. Elas vão ajudá-lo a conhecer outras pessoas que talvez se interessem pelas mesmas atividades que você.

Entre para um clube.

Procure por clubes que atraiam a sua atenção ou tenham a ver com os hobbies que pratica, como os clubes de baralho, um clube recreativo, um clube de futebol ou um grupo religioso. Procure na internet por uma relação de clubes locais ou informativos nos centros comunitários.

Faça um curso e aprenda um novo hobby.

Foque-se em uma atividade que gostaria de melhorar, como aprender a fazer padrões mais difíceis no crochê ou fazer artesanatos de madeira mais difíceis. Procure também por cursos nos centros comunitários da sua região ou na universidade, onde seja possível aprender uma coisa completamente nova e usar o tempo livre para explorar uma atividade que sempre quis tentar.

Muitas universidades têm programas de longa duração para idosos cujas mensalidades são baixíssimas ou gratuitas para aulas em educação de adultos. Você também pode fazer novas amizades em um ambiente de aprendizagem.

Aprenda a cozinhar.

Caso nunca tenha tido coragem de meter a cara no fogão ou esteja procurando formas de aumentar o conhecimento culinário, adquira um livro de receitas e comece a preparar uma prato de cada vez.

O livro de receitas pode focar em um tipo específico de prato, como as receitas vegetarianas ou sem glúten, ou um livro com pratos regionais, como a comida italiana ou portuguesa. Você também pode comprar um livro consagrado de culinária, como o “Todas as Sextas” da Chef Paola Carosella, contendo 90 receitas que ela faz às sextas-feiras no restaurante dela.

Quando perceber que aprendeu bem a fazer um prato, cozinhe-o para os amigos ou para a família, ou faça uma festa onde todos trazem um quitute ou prato preferido.

Viaje de carro.

Tem um carro ou um trailer e gosta de viajar? Bom, faça um tour pela cidade ou região em que mora. Você pode também escolher um destino no mapa que fique perto da sua casa, andar pelas estradas observando as belas paisagens, os locais com vista para a natureza ou as construções modernas e históricas.

Viajar pode mostrar a você novas paisagens e pessoas, assim como preenche o tempo com novas experiências. Quando se tem um trailer, dá para fazer longas viagens com conforto e diversão.

Viaje para o exterior.

Talvez você tenha um parente em outro país que queira visitar ou sempre quis ver as esculturas de Michelangelo em Florença, as pirâmides no Egito, etc. Planeje uma viagem para ver as grandes maravilhas do mundo, sozinho, com um amigo ou um familiar.

Existem muitas ofertas de viagens na internet ou em agências de viagens, principalmente se tiver tempo para viajar nas férias ou durante uma época incomum para se viajar. Faça uma pesquisa na internet para ver os pacotes de viagens, os quais costumam incluir a passagem, as acomodações, assim como tours e atividades com guias turísticos.

Passe um tempo com a família.

Uma das melhores formas de se usar o tempo livre é passar um tempo na companhia de netos, filhos, irmãos, irmãs, etc. Caso seja próximo da sua família, marque alguns dias para brincar com os netos como forma de alegrar a semana. Participe de eventos culturais, como teatro ou balé, acampe ou viaje com eles.

Seja um mentor.

Inscreva-se para as vagas de mentor no centro comunitário do bairro, caso esteja trabalhando com crianças ou ensinando literatura, ou alguma outra matéria, para adultos. Procure por vagas de professor que se encaixem às suas habilidades individuais e permitam compartilhá-las com os outros.

Seja voluntário em alguma instituição.

Dê prioridade às instituições que gostaria de ajudar ou fazer parte. Ligue ou mande um e-mail para elas e diga o que gostaria de fazer para ajudar. Muitas instituições sem fins lucrativos e do governo constantemente procuram por voluntários para dedicar trabalhar em prol de uma causa específica e importante.

Pense na possibilidade de ingressar em uma nova carreira.

Embora não queira trabalhar novamente em outra coisa, após ter dedicado anos da sua vida trabalhando para se aposentar, pense na chance de trabalhar em algo que sempre quis e nunca pôde. Decorar casas, começar o próprio negócio ou virar escritor: o importante é se concentrar em uma carreira nova e menos estressante que preencherá o tempo e dará a você um senso renovado de propósito em plena aposentadoria.

Trabalhe em meio-período.

Existem muitas possibilidades de trabalhos em meio-período para aposentados: motorista de limusine, contador, professor, cuidador de plantas, etc. Procure por trabalhos temporários que o coloquem em um ambiente novo e interessante, como trabalhar na função de assistente social em uma unidade de saúde ou em uma fazenda fazendo várias coisas.

Os trabalhos em meio-período também são uma boa forma de ganhar uma pequena renda e sentir que está contribuindo para a sociedade. Além disso, o estresse provavelmente será muito menor do que trabalhar em período integral ou no antigo emprego.

Fonte:  WikiHow